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quarta-feira, 15 de junho de 2011

BMW X6



Já se tornou uma tradição a BMW levar aos salões automotivos carros-conceito praticamente prontos para entrar na linha de produção. Desta vez, porém, os alemães se superaram. Apenas quatro meses depois de ser apresentado como protótipo, em Frankfurt, a versão de série do utilitário esportivo X6 será uma das estrelas do Salão de Detroit, evento com outras estréias nesse segmento já confirmadas. E novidades não faltam nesse modelo, tanto do lado de dentro quanto por fora.


A carroceria logo atrai as atenções para a mais recente criação bávara. Para a BMW, trata-se de um novo segmento de carro, que eles batizaram de Sports Activity Coupé (SAC). Na falta de tradução melhor, você pode encará-lo como um utilitário cupê. A caída do teto na parte traseira é uma das principais inovações do X6 e o que mais o diferencia de seu irmão mais próximo, o X5. Ambos compartilham a mesma plataforma, mas o novo modelo é um pouco mais comprido e largo e bem mais baixo: 1,69 metro de altura, ante 1,76 do X5.
No desempenho, o X6 deixa ainda mais nítido seu DNA esportivo. A versão topo-de-linha é capaz de acelerar aos 100 km/h em apenas 5,3 segundos, graças ao inédito motor V8 biturbo de 4,4 litros e 408 cv de potência (leia mais na pág. ao lado). De série, as quatro versões do utilitário terão tração 4x4 e o inédito Dynamic Performance Control, que distribui o torque nas rodas traseiras conforme a trajetória. Dentro, há lugar para quatro pessoas: um console divide o banco traseiro em dois.
O X6 chega às vitrines européias em maio, para competir principalmente com o conterrâneo Porsche Cayenne, e já é destaque nos sites da marca na Alemanha e na Inglaterra. Uma briga das boas que a BMW conta os dias para começar para valer.







Preparo de atleta
Tamanho não é documento para o X6. Ao contrário. O modelo é o primeiro utilitário da BMW equipado com motor V8 biturbo. Com 408 cv de potência a 5500 rpm e torque de 61,2 mkgf entre 1800 e 4500 rpm, a versão xDrive50i não passa vergonha ao lado de muito esportivo. Numa comparação doméstica, perde em potência para o novíssimo M3 sedã por apenas 12 cv. Um dos segredos para a boa performance, segundo a marca, é a injeção direta de gasolina e a posição do compressor biturbo, entre as duas fileiras de cilindros em V, o que torna o motor mais compacto. Para a versão inferior do X6 movida a gasolina, a BMW reservou o mesmo motor 3.0 biturbo de seis cilindros disponível nas Séries 1 e 3. Na Europa, o utilitário também terá duas versões a diesel.


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