EM CONSTRUCÃO

BEM VINDO.

PARTICIPE E ME AJUDEM A FAZER UMA PAGINA COM CONTEUDO SOBRE O FUTURO DE UM BEM QUE MECHE MUITO COM OS SENTIMENTOS DOS CRIADORES E DE SEUS DONOS.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Volvo S60



O sedã faz parte de um plano ambicioso da Volvo de chegar a 2004 com 600000 veículos vendidos no mundo (em 2000, foram 440000) e uma gama maior de produtos. Pela primeira vez, a Volvo entra em um segmento que ela define como dos "sedãs esportivos", no qual vai brigar com estrelas do porte de BMW Série 3, Mercedes-Benz Classe C e Audi A4. Nas contas da Volvo, esse segmento responde por metade das vendas de carros de luxo no mundo. E a marca quer 20% desse bolo. Produto competitivo, ela tem.
Depois da surpresa, um exame mais atento explicou por que o S60 foi o mais veloz no dia do teste. A versão avaliada era a mais brava das duas disponíveis no mercado: a T5, com 250 cv de potência. Mas não é só. O perfil aerodinâmico do carro favoreceu o deslocamento. Ao contrário do Lancer, que tem 280 cv, o Volvo tem um perfil mais delgado, que ajuda a vencer a resistência do ar. No Mitsubishi, o design é menos aerodinâmico e o aerofólio atrapalha. Essa peça ajuda a conseguir mais aderência na traseira, sendo mais um fator de resistência ao movimento. Isso sem falar na perda mecânica maior nos carros com tração 4x4. 
Se alinhasse com seus reais concorrentes, o S60 T5 também faria bonito. Quando avaliado por QUATRO RODAS, o C320 atingiu 236 km/h de velocidade máxima, o 328i chegou a 235 km/h e o A4 2.8, a 232,7 km/h. E, em relação ao visual, o Volvo não pareceria tão discreto. Ao lado dos sedãs rivais, o S60 consegue a difícil tarefa de impor seu estilo. Clonado do top de linha S80, ele tem nos ombros laterais da carroceria, na altura da cintura do carro, sua marca registrada. A linha do teto, que cai na traseira como a de um cupê, é outro traço forte de personalidade. As diferenças do S60 para o irmão maior contam-se nos dedos: a tela da grade dianteira, as entradas de ar sob o pára-choque, o posicionamento da luz de ré e o desenho da porta traseira.

Mas não é só performance e estilo que o S60 T5 oferece a quem desembolsar os 148200 reais necessários para tirá-lo da loja (o A4 2.4 Tiptronic sai por 105000 reais; o 328i, por 130000 reais e o C320, por 165000 reais). O S60 é o tipo do carro feito para ser dirigido pelo dono. Embora garanta conforto para quem viaja atrás, foi projetado em torno do motorista. O alto console central cria a sensação de que o motorista está num cockpit. Todos os controles estão à mão. O sistema de som, o piloto automático e o computador de bordo podem ser operados por meio de controles no volante. Na porta, bem junto ao motorista e em boa posição, ficam os comandos dos vidros e travas elétricas. 
A Volvo só vai importar versões completas para o Brasil. Dessa forma, o S60 traz bancos revestidos em couro (firmes, envolventes, bons para quem gosta de dirigir esportivamente), câmbio automático seqüencial de cinco velocidades e sistema de climatização, itens que são opcionais em outros países onde o modelo é comercializado. 
O S60 completa o rol de virtudes com um perfil ecologicamente correto. O couro que reveste seu interior, por exemplo, é curtido por um processo que utiliza somente substâncias naturais, em lugar das químicas. E o nível de poluição que sai de seu escapamento é um dos mais reduzidos, atendendo a limites que só serão obrigatórios em 2005, na Europa. Ou seja, ele só é agressivo no desempenho e com a concorrência.

Ficha técnica

Motor e câmbio
Motor - Diantero, transversal, 5 cilindros em linha, 4 válvulas por cilindro
Cilindrada - 2 319 cm3
Potência - 250 cv (5 200rpm)
Torque - 33,7 kgfm (entre 2400 e 5200 rpm)
Câmbio - Automâtico seqüencial de 5 marchas
Tração - Diantera
Suspensão e freios
Suspensão Dianteira - Independente, tipo Mc Pherson
Suspensão Traseira - independente, tipo Multi-link
Freios - Discos ventilados, na diantera, e sólidos, na traseira, com ABS e EBD
Pneus - 215/55 R16
Rodas -7J x 16

Dimensões e capacidades
Peso - 1 800 kg
Altura - 1 430 mm
Largura - 1 800 mm
Comprimento - 4 580 mm
Porta-malas - 362 l
Preço
R$ 148 200


Nenhum comentário:

Postar um comentário